Fundição de Ferro Cinzento

Veja aqui informações sobre a Fundição de Ferro Cinzento

Entre os ferros, a fundição de ferro cinzento é a mais comum, devido às suas características como baixo custo e elevada usinabilidade. A fundição de ferro cinzento é utilizada em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras, como na fabricação de mesas para máquinas, suportes, polias, flanges, contra pesos, roldanas, buchas, engrenagens, etc.

A presença de grafite em sua microestrutura proporciona diversas características que tornam a fundição em ferro cinzento quase que insubstituível na fabricação de bases de equipamentos e carcaças de motores. O grafite, cortando a matriz metálica, absorve vibrações, facilita a usinagem e confere ao material uma melhor estabilidade dimensional.

Normalmente, a fundição em ferro cinzento é utilizada no estado bruto, porém existem diversas classes de fundição de ferro cinzento que podem, inclusive, ser submetidas a tratamentos térmicos para endurecimento localizado. A fundição de ferro cinzento pode ser normalizada ou recozido por tratamento térmico.

Fale Conosco: